sábado, 21 de fevereiro de 2009

Anaximandro (610-546 a.C)

Concidadão Milésio um pouco mais jovem do que Tales , ele chegou a criar o mais antigo mapa do mundo conhecido de que se tem notícia, o que não sabia sobre a natureza ele inventava..
Isso não quer dizer que tenha mentido e sim que tentou refletir sobre as coisas por sua própria conta.
Especulou sobre a origem e o destino do universo, os princípios que governam os processos naturais, a composição do sol , da lua e das estrelas.Empregava imagens e idéias similares para explicar tudo o que via.
Anaximandro percebeu que as melhores descrições da natureza não podiam estar sempre apoiadas no que era diretamente observável e por vezes era necessário ir além.
Em vez da água de Tales ele postulou algo invisível como a arche, ou matéria básica do mundo.
Sua idéia parecia ser a de que as coisas transgridem os limites umas das outras , enquanto o tempo desempenha o papel de árbrito.
O tempo ordena , por exemplo , que a escuridão e a luz tenham oportunidades mais ou menos iguais , embate cujo resultado observamos na alternância obediente dos dias e das noites. Outros embates acontecem o tempo todo num jogo cósmico , ora o fogo ataca a água fazendo-a evaporar , ora a água responde extinguindo o fogo.

O conflito Humano deve ter começado por Anaximandro , ao invés de ver a harmonia na natureza ele enxergava a disputa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário