segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Criação !!

O desafio de escrever sobre filosofia me fez refletir o quanto um filosofo copiou o outro , pois pensar com originalidade sem buscar nenhuma referencia deve ser coisa para espiritos que chegam com conhecimento prévio, alias pouquissimos!!
tenho um exemplo muito interessante;a musica Canteiros do Fagner é uma obra de arte composta de uma fusão de outras obras ( Cecilia Meireles / Belchior / Tom Jobim)
Adoro as frases :
" Nem aquilo a que me entrego ja me da contentamento .. ( vejam o poema da Cecilia)

" E deixemos de coisa, cuidemos da vida,Senão chega a morte Ou coisa parecida
E nos arrasta moço Sem ter visto a vida" (Belchior musica na hora do almoço)

E a famosa é pau e pedra ( Tom )

Mas na verdade!!!.. A obra é do Fagner pois ele teve a capacidade de juntar coisas belas e colocar do jeito dele , talvez Socrates tenha sido o mais original com sua visão sobre a virtude ( vamos falar la na frente ) mas com certeza foi influenciado por outros que vieram antes ... só assim existe a evolução !!

Bom Carnaval !!

CANTEIROS.
Composição: Fagner / sobre poema de Cecília Meireles

Quando penso em você
Fecho os olhos de saudade
Tenho tido muita coisa
Menos a felicidade

Correm os meus dedos longos
Em versos tristes que invento
Nem aquilo a que me entrego
Já me dá contentamento

Pode ser até manhã
Sendo claro, feito o dia
Mas nada do que me dizem me faz sentir alegria

Eu só queria ter do mato
Um gosto de framboesa
Pra correr entre os canteiros
E esconder minha tristeza
E eu ainda sou bem moço pra tanta tristeza ...
E deixemos de coisa, cuidemos da vida
Senão chega a morte
Ou coisa parecida
E nos arrasta moço
Sem ter visto a vida

É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um caco de vidro, é a vida, é o sol
É a noite, é a morte, é um laço, é o anzol
São as águas de março fechando o verão
É promessa de vida em nosso coração.


Poema Marcha (CECILIA MEIRELES)

As ordens da madrugada
romperam por sobre os montes:
nosso caminho se alarga
sem campos verdes nem fontes.
Apenas o sol redondo
e alguma esmola de vento
quebram as formas do sono
com a idéia do movimento.

Vamos a passo e de longe;
entre nós dois anda o mundo,
com alguns mortos pelo fundo.
As aves trazem mentiras
de países sem sofrimento.
Por mais que alargue as pupilas,
mais minha dúvida aumento.

Também não pretendo nada
senão ir andando à toa,
como um número que se arma
e em seguida se esboroa,
- e cair no mesmo poço
de inércia e de esquecimento,
onde o fim do tempo soma
pedras, águas, pensamento.

Gosto da minha palavra
pelo sabor que lhe deste:
mesmo quando é linda, amarga
como qualquer fruto agreste.
Mesmo assim amarga, é tudo
que tenho, entre o sol e o vento:
meu vestido, minha música,
meu sonho e meu alimento.

Quando penso no teu rosto,
fecho os olhos de saudade;
tenho visto muita coisa,
menos a felicidade.
Soltam-se os meus dedos ristes,
dos sonhos claros que invento.
Nem aquilo que imagino
já me dá contentameno.

Como tudo sempre acaba,
oxalá seja bem cedo!
A esperança que falava
tem lábios brancos de medo.
O horizonte corta a vida
isento de tudo, isento...
Não há lágrima nem grito:
apenas consentimento.

2 comentários:

  1. Olá Gilberto, o que me trouxe aqui foi a soma de uma busca no google da música Canteiros e do poema Marcha.

    E quis comentar a sua frase "pois pensar com originalidade sem buscar nenhuma referencia deve ser coisa para espiritos que chegam com conhecimento prévio, alias pouquissimos!!"

    Não coisa a ser dita que não exista. Todos os seres nascem com conhecimento equivalente em seu tempo. Uma criança que nasce hoje já nasce com todo o conhecimento da humanidade embutido. Talvez o que mude seja a capacidade de olhar para o todo, pensar sobre ele e dali extrairmos uma visão mais clara sobre as coisas. A originalidade talvez nem exista, pois é tudo capacidade de tomar duas informações e delas extrair uma terceira. Veja Galileu Galilei por exemplo, que fundamentou o movimento da terra em torno do sol. Todo mundo pensava ao contrário na época, e ele foi original ao dizer o que disse. Mas na verdade ele não foi original, pois a terra gira mesmo em torno do sol.

    abraços e obrigado pelo post. e dá-lhe tricolor!

    ResponderExcluir